Cristiane Capuchinho Do UOL, em São Paulo 27/05/2013
Incluir exercícios com letras e números na educação de crianças a
partir dos três anos melhora o desenvolvimento na alfabetização, afirmam
especialistas. A prática, conhecida como letramento, não é novidade em
escolas particulares. No entanto, na rede pública, a educação infantil
ainda se resume ao cuidado e a brincadeiras sem intenção didática.
A proposta não é a de transformar creches em escolas, mas a de colocar
as crianças em contato com textos, letras e conceitos como preparação
para a alfabetização, explica a psicóloga Tarciana de Almeida,
especialista em psicologia cognitiva.
DESIGUALDADE
"As crianças que moram em casas em que os pais têm o hábito de leitura já saem na vantagem e a escola pública não ajuda a mudar esse quadro" (ANGELA DANNEMANN, diretora da Fundação Victor Civita)
"Assim as crianças podem chegar ao final do 3º ano [do ensino
fundamental] como leitoras, escritoras e falantes de sua língua cada vez
mais competentes", afirma a pedagoga Patrícia Moura Pinho, professora
da Universidade Federal do Pampa.
"É a escola pública que não faz isso com a alegação de que se está
'escolarizando' a educação infantil. Isso só aumenta a desigualdade,
estamos reduzindo as chances dos alunos de escola pública", pontua
Angela Dannemann, diretora executiva da Fundação Victor Civita.
Para as especialistas, as críticas ao letramento infantil não são
pertinentes. "Desde sempre a criança está inserida no mundo da escrita.
Tudo depende de como a questão for trabalhada, podemos, por exemplo,
trabalhar textos de forma muito rica, sem que a criança seja
necessariamente alfabetizada", considera Tarciana.
Ampliando horizontes
De maneira lúdica, os professores podem tornar familiar as letras,
diferentes formas de apresentação de texto ou conceitos. "A comparação
entre tamanhos de sapatos ou alturas pode ajudá-las a entender o sistema
métrico e até mesmo a compreender dezenas e centenas", exemplifica
Angela.
A leitura de diferentes tipos de textos, como livros, cartas e jornais,
apresenta a diversidade de registros possíveis para a escrita. "Esta é
uma forma de trabalhar linguagem em uso real e não descontextualizada e
sem sentido, como a escola costuma fazer" acrescenta Tarciana.
Os pais têm importante papel na introdução das crianças ao mundo das
letras, lendo histórias e apresentando os diferentes mundos da escrita.
No entanto, é também aí que mora o problema. "As crianças que moram em
casas em que os pais têm o hábito de leitura já saem na vantagem e a
escola pública não ajuda a mudar esse quadro", critica Angela.
Leia mais em: http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/05/27/exercicios-com-textos-a-partir-dos-3-anos-melhoram-alfabetizacao.htm
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